Untitled Document
PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA

Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial
Untitled Document
Página inicial
Quem somos
Datas comemorativas
Temas históricos
Eventos - Notícias
Grupos de trabalho
Editais - Processos Seletivos
Legislação
Links
 
 
 
 

Consciente ou Inconscientemente, CONTINUAMOS TRIBAIS!

Ahhh, a Herança Africana...
Herdamos da Terra Mãe muito mais do que os nossos amados Orixás. Eu tenho plena e absoluta certeza que também herdamos os costumes tribais.
Em África o costume era:
-Cada tribo um rei, esse rei sofria vários ataques internos da sua própria tribo, muitas vezes visando o seu trono, as suas riquezas e o seu status.
-Cada tribo queria aumentar o seu domínio e expandir o seu território e para tanto, atacavam as tribos vizinhas.
-Quando uma tribo se aproximava de outra ou era visando algum interesse ou querendo fortalecer as suas defesas contra algum inimigo em comum.

Nós, não somos diferentes dos nossos ancestrais tribais em África.
- Temos para nós que somos reis das nossas casas, e no entanto sempre tem um filho ou outro que quer passar na frente do pai ou mãe de santo, ou por que leu mais ou porque visitou (rodou) por tantas outras casas e aprendeu a fazer de outra maneira (catou por aí mesmo).
A grande maioria pensa na sua casa e busca fazer a casa crescer a todo o custo, mesmo que seja desqualificando a feitura e os fundamentos do irmão ao lado, visando tirar os filhos e clientes das outras casas nem que para isso tenha que "vender ilusões psicodélicas".
Quando um Pai/Mãe de Santo se aproxima de outro, QUASE SEMPRE é por algum interesse, buscando receita de feitiço (catar), VISANDO JUNTAR FORÇAS CONTRA UM INIMIGO EM COMUM ou pior ainda QUERENDO USAR A IMAGEM DO OUTRO PARA SE SOBRESSAIR.

É meus irmãos, exemplos de associações com os antigos costumes TRIBAIS em África, não faltam dentro da Nossa Religião!!!

Continuamos vivendo como tribais, e isso parece estar grudado no nosso DNA, mesmo que inconscientemente!
O reflexo disso é visto EM FORMA DE UMA CONSTANTE DISPUTA que está presente das grandes as pequenas casas, do Pai/Mãe de Santo mais antigo(a) ao mais novo Filho de Santo.

O sonho por representatividade é uma utopia dentro da nossa religião, haja vista que muitos dos nossos, continuam se comportando como TRIBAIS !!!

Texto: Pai Cleber de Ogum.

 

 
Untitled Document
COPIR - Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial
Rua Santana esquina Duque de Caxias - Bairro: Centro
Uruguaiana - RS - E-mail: copir@uruguaiana.rs.gov.br