Projeto de lei Orixá Ogun Padroeiro do RS.

Na manhã deste dia 22 de agosto de 2023, na Assembleia Legislativa em Porto Alegre, aconteceu a reunião da Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo Deputado Estadual Frederico Antunes(PP), a sessão colocou em votação o projeto de lei que estabelece a divindade ORIXÁ OGUN como padroeiro do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto de lei é de autoria do Deputado Estadual Pepe Vargas(PT), e é um objetivo da Associação de Umbanda de Caxias do Sul, presidida pelo Babalorixá Saul de Ogun, da Federação das Religiões Afro Brasileiras - AFROBRAS, presidida pelo Babalorixá Antonio de Iemanjá e, ainda pela CONFURBRAS e Associação ARUANDA de Uruguaiana/RS, presidida pelo Babalorixá Jorge Quirino de Oxalá. O projeto foi aprovado na CCJ por unanimidade, ou seja por dez votos a favor e zero contra.
A comunidade afro umbandista gaúcha agradece aos deputados que reconheceram nossa religiosidade, desfazendo segregações e reconhecendo a laicidade brasileira.
Esta conquista se soma ao reconhecimento que o orixaísmo recebe do poder público dia a dia. As instituições afro religiosas estiveram representadas durante a reunião pelo Babalorixá Jorge Quirino de Oxalá.
Muito axé.