PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA

Grupos de trabalho
Editais - Processos Seletivos
Links

Maria do Carmo Gerônimo, uma Ex-escrava brasileira que teria Sido uma das pessoas mais velhas do Mundo.

Maria do Carmo nasceu no dia 5 de Março de 1871 e foi batizada 16 dias depois, alguns dias antes da Lei do Ventre Livre — lei assinada pela Princesa Isabel que tornava livre todas as crianças nascidas de mães escravizadas.

Maria do Carmo nasceu em Carmo de Minas, filha de uma escravizada chamada Sabrina (ambas propriedades de Luiz José Monteiro de Noronha), permanecendo nesta condição até a idade de 17 anos, em 1888, quando houve abolição da escravatura no Brasil.

Trabalhou 60 anos como empregada doméstica na família do historiador José Armelim Bernardo Guimarães (neto do romancista Bernardo Guimarães) em Minas Gerais e faleceu após um longo período de problemas de saúde.

Em 1995 foi agraciada com a medalha do centenário de Zumbi dos Palmares e viajou com o então prefeito, César Maia, ao Rio de Janeiro com o objetivo de realizar o sonho de conhecer o mar.

Nesta data, Maria do Carmo teria 124 anos.

No dia 5 de Outubro de 1997, esteve presente na missa presidida pelo Papa João Paulo II no Rio de Janeiro.

Ela faleceu no dia 14 de Junho de 2000, aos 130 anos de idade.

Por falta de registro de nascimento e qualquer outro documento civil que comprovasse seu ano de nascimento, não pôde ser incluída no livro Guinness dos recordes.

Repost: @brazilian_imperial

#historia #historiadoBrasil #monarquiabrasileira