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“Morte aos Brancos e aos Mulatos!”: A Repercussão da Revolução Haitiana no Brasil

Em 1805, chegava no Brasil a Notícia da Coroação de um Imperador Negro, Jean-Jacques Dessalines, um dos líderes da Revolução Haitiana que proclamou a independência do país da França em 1 de janeiro de 1804 e foi seu primeiro governante e monarca. Em 1805, seguindo os passos de Napoleão Bonaparte, proclamou-se Imperador com o nome de Jacques I. Sendo a maior e única revolta de escravos bem sucedida da História das Américas, os feitos do Imperador Dessalines chegam rápido a então capital do Brasil, que passa a ter inúmeros admiradores entre a população negra da Cidade.

Ainda em 1805, Francisco Baptista Rodrigues, o Ouvidor do Crime da Corte do Rio de Janeiro mandou "arrancar dos peitos de alguns crioulos forros, o retrato de Dessalines, Imperador dos Negros da Ilha de São Domingos” a maioria desses homens ostentando retratos do Líder Revolucionário do Haiti eram militares “empregados da tropa de milícia do Rio de Janeiro, e manobravam Habilmente a Artilharia.”

Havia o medo por parte das autoridades de que esses homens poderiam no futuro participar de um levante militar, inspirados pelo fervor revolucionário dos Haitianos. Medo que se tornou realidade em 1814 em Itapuã na Bahia, onde de acordo com comerciantes locais, negros rebelados juravam abertamente lealdade ao Rei Henri Cristophe do Haiti gritando “Liberdade! Viva os Negros de São Domingos e seu Rei!” e “Morte aos Brancos e aos Mulatos" o teor racial do levante foi evidenciado pelo conde dos arcos, governador da capitania que tão logo recebera denúncia de uma conspiração em curso, que tinha como epicentro a casa de um africano liberto na freguesia da Conceição da Praia, bairro portuário de Salvador.

Descobriu-se na ocasião uma sofisticada rede conspirativa espalhada por toda a cidade, com ramificações no Recôncavo dos engenhos, para onde os rebeldes levariam o movimento após a ocupação da capital. Nesta, eles planejavam fazer jorrar o sangue dos brancos, destruir seus templos, queimar as imagens de seus santos e, há fortes indícios, instaurar um governo muçulmano ou pelo menos anticristão.

Durante o Século XIX muitas das rebeliões de escravos no Brasil passaram a ser comparadas e influenciadas pelos acontecimentos do Haiti.

Fonte: Medo branco de almas negras: escravos libertos e republicanos na cidade do Rio de Sidney Chalhoub./Há duzentos anos: a revolta escrava de 1814 na Bahia. João José Reis.

 

 
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