Comunidade quilombola de Uruguaiana participa de documentário em desenvolvimento (11/10/2021).

O Rincão dos Fernandes, área quilombola reconhecida pela Fundação Cultural Palmares de Brasília, e tombada como Patrimônio Histórico e Cultural, pela Prefeitura de Uruguaiana em 2011, faz parte de um documentário em desenvolvimento, que está sendo produzido pela Atama Filmes, através de edital de fomento à cultura pela Secretaria Cultural do Estado.

A obra é uma longa metragem sobre a preservação do bioma dos Pampas pelos indígenas e quilombolas no Rio Grande do Sul. O documentário está sendo realizado com filmagens em aldeias e comunidades do Estado. Além de Uruguaiana, foram gravadas tomadas de cenas em São Borja e em São Miguel das Missões.

Segundo o historiador e pesquisador, Dagoberto Alvim Clos, que colabora com a comunidade quilombola de Uruguaiana desde 2011: “Até antes da pandemia, o Rincão dos Fernandes era o segundo local histórico mais visitado da zona rural do município”. Na área moram 11 famílias.

Foram convidadas a participar das gravações, que ocorreram na sexta-feira (01/10), pela manhã, pessoas que colaboram com o Rincão dos Fernandes desde 2011, tais como o historiador Dagoberto Alvim Clos; a professora Márcia Goulart; a participante do Movimento Negro Stael Soraya; Gladis Cardoso da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial (Copir) e a presidente da Associação Quilombola Rincão dos Fernandes, Vanda Castro. A película não tem data de lançamento, mas a pretensão é que seja lançada não apenas nacional, como internacionalmente, após a finalização da produção.