26 de novembro - Estréia do Documentário - Quilombo Rincão do Fernandes, Assista neste link: https://www.youtube.com/watch?v=a6Z71YslnCQ

Quilombo Rincão dos Fernandes foi reconhecido pela Fundação Cultural Palmares, de Brasília, no final de 2010, como área remanescente de quilombo e tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Uruguaiana em novembro de 2011. O quilombo se originou aproximadamente na segunda metade do século XIX, quando duas famílias de escravos receberam como doação duas quadras de campo, do proprietário da Estância Olhos D'Água, Antonio Martins de Oliveira.
O Quilombo Rincão dos Fernandes, que está situado na Rodovia Simões Lopes Neto, ERS 377, localidade denominada "Olhos D'água",no município de Uruguaiana/RS.
Associação Quilombola Rincão dos Fernandes ,está representada através de sua presidente Vanda Maria Castro Moraes.