PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA

Grupos de trabalho
Editais - Processos Seletivos

Eventos

COLETÂNEA NEGRAS PALAVRAS GAÚCHAS DOIS É LANÇADA NA FEIRA DO LIVRO DE URUGUAIANA

Lançada no dia 3 de novembro último na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, a Coletânea Negras Palavras Gaúchas DOIS reúne poemas, contos, ensaios e artigos científicos e também não científicos de 27 novos autores, negros e negras, gaúchos, de cinco regiões do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana. A publicação, lançada em sua segunda edição – a primeira ocorreu em 2013, reuniu neste momento um número maior de participantes. O livro resulta da parceria entre a ONG Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais do Rio Grande do Sul e Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos: Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos: Coordenadoria de Igualdade Étnica e Racial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Participaram do projeto autores(as), negros(as), não negros(as) que, preferencialmente, não tenham editado nenhum livro próprio, ou, pelo menos, no máximo um livro próprio na época da realização do projeto. O objetivo principal do projeto é incluir, é lançar novos nomes na literatura afro gaúcha. É dar oportunidade e vez àqueles que não teriam condições para custear a publicação de um livro próprio. O projeto também é um meio e um subsídio para apoiar a promoção da Lei Federal 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que determina o ensino da Cultura e da História Afro Brasileira nos currículos escolares. É momento de os intelectuais darem subsídio e apoio para aplicação da lei. Livros são instrumentos para ensino, formação e informação.

A parceria entre a entidade não governamental e o governo estadual garantiu a tiragem de 2.500 exemplares, confeccionados pela Editora e Gráfica Evangraf, de Porto Alegre. Etapas regionais de lançamento do projeto garantiram a produção de edital, o qual contou com a chancela e o apoio institucional das prefeituras de Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana. Através dos editais públicos, foram selecionados três autores de Caxias do Sul, cinco autores de Pelotas, três autores de Santa Maria, cinco autores de Uruguaiana e dez autores de Porto Alegre. Conforme destaca o idealizador do projeto e editor, jornalista e escritor Oscar Henrique Marques Cardoso, o projeto Coletânea Negras Palavras Gaúchas garantiu um desejo que o jornalista e escritor tinha: descentralizar a participação para autores do interior gaúcho, para oportunizar o conhecimento da realidade histórica e social do negro em outras regiões do Rio Grande do Sul.
O primeiro lançamento do livro, realizado no Memorial do Rio Grande do Sul, durante a Feira do Livro de Porto Alegre, reuniu em uma primeira sessão coletiva de autógrafos com 23 dos 27 autores. Estiveram presentes ao evento 400 convidados e foram distribuídos 300 exemplares da publicação, custeada através da parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em Pelotas, a sessão coletiva de autógrafos reuniu os autores locais, com a presença e distribuição de 200 exemplares. A próxima sessão coletiva de autógrafos acontece no dia 9 de dezembro, na Feira do Livro de Uruguaiana.
Para o próximo ano, o projeto pretende realizar caravanas e voltar a percorrer os municípios, reunindo os autores participantes. Uma próxima edição deve ocorrer em 2020 e o editor quer expandir o projeto para mais cinco cidades, além das já incluídas na segunda edição e que vão voltar a receber a Coletânea Negras Palavras Gaúchas DOIS.

Confira os nomes dos autores que participaram Coletânea Negras Palavras Gaúchas DOIS:

Ana dos Santos ( Porto Alegre)
Angela Martins ( Caxias do Sul)
Antonio Carlos Rosa ( Pelotas)
Bruno da Silva Santos ( Porto Alegre)
Carla Avila ( Pelotas)
Delma Gonçalves ( Pelotas)
Fábio Gonçalves ( Pelotas)
Fátima Regina Farias ( Porto Alegre)
Felipe da Silva Martins ( Pelotas)
Fernanda Santos ( Santa Maria)
Indaiá Dillenburg ( Porto Alegre)